Navegar é preciso

Olá para os que surfam na NET.

Façamos dela um instrumento de paz e progresso.

domingo, 1 de abril de 2012

ÁLCOOL E AGRESSIVIDADE EM ALTA



A propósito da dúvida a respeito da liberação ou não da venda de bebidas alcoólicas durante a Copa de 2014. Embora não se trate de uma dúvida ética ou de pensar na segurança da população; pois o problema é simplesmente contratual e envolve apenas patrocínio e dinheiro – tudo bem que os em torno do poder ou á sombra dele desejem lucrar mantendo a venda de bebidas alcoólicas nos estádios; mas devem repensar essa atitude típica de psicopatas, pois embora o lucro seja divino quando uns ganham e muitos perdem o nome do jogo vira kharma.
Não importa que seja um evento ainda distante esse assunto deve interessar muito á população; pois entre nós muito já se fala e noticia a respeito de agressividade e violência cada vez mais corriqueira e desproporcional; pois os violentos mostram sua falta de capacidade: preguiçosos e covardes – agridem sempre os que dão menos trabalho: crianças, deficientes, mulheres, minorias e diferentes.
No que se refere a agressividade e violência, alguns fatores em alta no comportamento humano não podem ser desprezados como o estresse crônico, a aceleração das experiências em curso, as injustiças, os abusos e também aumento vertiginoso do consumo de bebidas alcoólicas patrocinado pela sociedade e governantes – fator nada desprezível na violência contra as mulheres e crianças, principalmente entre quatro paredes dos lares; além dos assassinatos em brigas de boteco (maior causa de mortes entre adultos jovens do sexo masculino nas grandes cidades). Em se tratando de estádios de futebol o fator pressão de grupo e rivalidades proporcionam muitas brigas e mortes; até entre torcedores do mesmo time.
Esse cruzar de braços ou lavagem de mãos estilo Pilatos da população que poderia fazer a diferença para começar a resolver esse estado de coisas é inconcebível. Não se trata de algo filosófico e muito menos religioso:
A relação entre álcool e violência é fato científico.
Exemplo: Raynes (1970) fez estudos com peixes lutadores. O pesquisador estimulou a agressividade nestes peixes colocando álcool na água, enquanto A mesma coisa foi feita com noradrenalina. Outros experimentos demonstram que a agressividade pode ser alterada modificando-se a taxa metabólica de certos neurotransmissores do sistema nervoso central, mais precisamente da noradrenalina, serotonina e dopamina todas afetadas pelo álcool.
Evidente que o mais importante fator a incrementar a agressividade e violência é a falta de educação capaz de gerar pessoas mais éticas e saudáveis nas atitudes e no comportamento psicológico.
Abrir precedentes na legislação em vigor apenas para atender aos interesses de algumas pessoas e grupos pode tornar-se algo muito perigoso para manter Instituições já tão desacreditadas pelas suas próprias incoerências.
Repassar esse mico de mão em mão até sobrar para os governadores de cada Estado é no mínimo falta de decoro.
Namastê.